Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Concentração e disciplina

Mais concentração e disciplina para enfrentar a prova
Há quatro meses da prova, é possível adotar procedimentos que contribuirão para um melhor desempenho.
O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou ao total de 6,4 milhões. O período para se inscrever terminou no último dia 15, e agora os candidatos terão cerca de cinco meses até a realização da prova - a prova será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro. O professor Juarez Lopez, diretor do Instituto de otimização da Mente e autor do livro "Como ler mil palavras por minuto", acredita que o aluno pode ter um nível de concentração acentuado, desde que siga alguns requisitos básicos no período do estudo. Segundo o professor é ideal que o candidato tenha sempre uma postura ereta nos momentos de leitura, estudando sempre em mesas. Ler em outros ambientes podem prejudicar o processo de aprendizado e aumentar a distração em relação ao conteúdo estudado.
"A pessoa precisa estudar no ambiente em que ela pode. Se há um quarto onde se possa estudar separado, estude sempre lá ou então em uma mesa. Jamais na cama, sofá, redes, coisas do tipo. Para se resultados eficientes é preciso estudar em uma mesa com postura ereta, o que ajuda na concentração. Deve-se também guiar os olhos com a mão (no texto) enquanto se lê, pois a medida em que ele é obrigado a seguir a mão ele não se perde tanto. Estes dois passos já dobram o nível de concentração", disse o professor, indicando ainda que o candidato deve possuir uma rotina de estudo. Este fator ajuda na automatização da leitura, precisando que o candidato defina prioridades nos horários para estudo de determinadas matéria.
De acordo com professores, outros aspectos podem influenciar no momento do estudo, como cores chamativas do ambiente escolhido e barulho interno ou externo. Caso o local não possua silêncio adequado para a leitura, por exemplo, Juarez aconselha que o candidato antes faça um exercício de treinamento pessoal, ouvindo música alta ao ler um texto aleatório, buscando apenas desfocar do barulho e realizar a leitura.
"Se não há silêncio, é possível fazer uma espécie de silêncio interior. Basta pegar um texto qualquer para ler sem compromisso e colocar uma música bem alta, tentando estudar e ler com esse barulho. Depois de algum tempo você acaba acostumando. É claro que não significa que se deva estudar com barulho, o ideal é um local silencioso, mas se não for possível, faça o silêncio interior. Deste modo é possível estudar mesmo neste tipo de situação."
Além de se alimentar com comidas leves durante o período de estudo para evitar cansaço e sonolência, o professor indica o afastamento total das redes sociais e do telefone durante o tempo de leitura. Para o professor, é necessário que o aluno esteja "inteiro para aquilo em que está focado". Assim, o estudante deve separar momentos para o estudo e para estar nas redes sociais, sem misturar as duas áreas. Os intervalos durante a leitura são altamente recomendáveis a cada cinquenta minutos ininterruptos de estudo.
"A curva da produtividade cai após cinquenta minutos, por isso que antigamente inventaram uma aula de cinquenta minutos com descanso de dez minutos. É nesse momento que o aluno relaxa e a curva de aprendizado volta a subir. Se a pessoa estudar cinquenta minutos com esse pequeno intervalo ela é capaz de estudar o dia inteiro sem estresse e com alta produtividade."
Por fim, o professor e escritor aconselha os candidatos que ainda frequentam o ensino médio, tanto os que concluintes deste ano quanto os que irão prestar o Enem como exercício. Para ele, a otimização do aprendizado pode ser amplificado caso o aluno estude o conteúdo da aula antes do seu início e realize uma revisão após o seu término.
"O problema é que hoje em dia se estuda para passar de ano e depois se esquece o que foi lecionado. A metodologia de estudo que eu proponho é que a pessoa estude antes da aula acontecer. A participação na aula e o aprendizado são muito melhores. Se preparem antes, assistam à aula, tirando as dúvidas e depois façam uma revisão. Para o Enem eu acredito que é necessário estudar todo o conteúdo de uma maneira geral, inclusive as matérias onde há maior facilidade, porque às vezes por conhecer bem a matéria o aluno não a estuda bastante, e no momento da prova pode ter uma questão que ele desconhece. Tudo tem que ser estudado de uma maneira básica, reforçando as áreas que aluno tenha dificuldade. É preciso dedicação por parte do estudante, porque no estudo nós partimos de um pressuposto de que há um objetivo a ser alcançado e para isso é necessário um certo conhecimento."
O exame, que funciona como vestibular nacional, dá acesso às principais universidades públicas do país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ainda é possível obter qualificação para ingresso em faculdades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e garantir certificação do ensino médio. O Rio de Janeiro obteve 474.046 milhões de inscritos, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional. O cartão de confirmação da inscrição, documento que contém dados específicos sobre o candidato, deverá ser enviado para os participantes pelos Correios até outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário