Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dicas - ENEM

DICAS PARA O ENEM
Filosofia e Sociologia: Estão na prova, mas poucos sabem montar um bom planejamento de estudos para os vestibulares é importante na disputa por uma vaga. Disciplinas como, por exemplo, Português, Matemática, Física ou Química certamente figuram entre as prioridades dos candidatos. Mas, e a Filosofia e Sociologia? A pergunta é válida pois, apesar de muitos não se conscientizarem disso, elas também fazem parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na área de Ciências Humanas. Ou seja, saber estes conteúdos pode render pontos importantes para ingressar em uma universidade pública.
Para a equipe de professores do PONTUAL CONCURSOS, uma boa preparação em Filosofia e Sociologia pode influenciar na nota do candidato. Segundo eles, as duas disciplinas nunca foram levadas a sério e sequer eram obrigatórias no ensino médio. No entanto, o Enem têm aumentado o peso destas matérias nos últimos anos.
“Grandes escolas que sempre focaram no vestibular, nunca tiveram essas disciplinas em sua grade. Sendo assim, muita gente teve uma formação deficiente nessa área, principalmente os candidatos aos cursos de exatas. Com a lei que obriga o ensino dessas disciplinas, a cobrança nos vestibulares aumentará ainda mais”, disse o professor.
No Enem, Filosofia e Sociologia são cobradas juntamente com História e Geografia na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. Ao todo, a área apresenta 25% das questões objetivas. A proposta do Enem é cobrar o conteúdo de forma interdisciplinar. Entretanto, segundo os professores, as questões de Filosofia estão, geralmente, isoladas.
“Na maior parte das vezes são cobrados os conceitos, ou seja, individualmente. No restante, as disciplinas se integram. Nas questões isoladas, o Enem gosta muito de cobrar Ética. Normalmente caem umas quatro questões de Filosofia na prova do Enem. Dessas, três são sobre ética e uma está integrada com o conteúdo de História”, afirmou.
Nas últimas edições do Enem, os tópicos mais cobrados em Filosofia foram: ética e pontos da disciplina ligados temas de História, como renascimento, absolutismo, iluminismo, revolução científica do século XVII e pós-modernismo. Já em Sociologia dois tópicos costumam ter maior relevância na prova: identidade social e influência da mídia. Além disso, partidos políticos e influências culturais também podem ser cobrados.
De acordo com os professores do PONTUAL CONCURSOS, a melhor forma de se preparar para as provas é reforçando a leitura. “Na parte de Sociologia, é bom ler bastante jornais e revistas. Ou seja, é basicamente estar por dentro da atualidade. Já na Filosofia, trabalhar com alguns conceitos que já estão incluídos nos livros de História, inclusive”.
Já a dica do CURSO PONTUAL para a resolução da prova é ter paciência na leitura. A Filosofia trabalha com a hermenêutica, ou seja, a capacidade de interpretação do candidato. As questões apresentam textos grandes, onde, em vários casos, estão contidas as próprias respostas. Na Sociologia, a dica é a mesma: ler questões de provas anteriores ou se exercitar a partir de outros textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário