Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ENEM - Dicas

DICAS PARA O ENEM
Psicólogo dá dicas para que os candidatos cheguem mais seguros para o exame
O período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano a cada semana fica mais curto. Os candidatos tem ainda cerca de quatro meses para se preparem até a realização da prova, marcada para 3 e 4 de novembro e que possibilita ingresso em diversas instituições de ensino superior. Porém, o que muitos dos 5,7 milhões de inscritos não sabem é que também é importante estar preparado psicologicamente. Grande parte dos estudantes que prestaram o Enem nas edições anteriores afirmam que um dos maiores desafios da prova é justamente o aspecto de maratona que o exame possui. Para se preparar adequadamente, o psicólogo Alexandre Maia, profissional especializado em preparo emocional para provas e concursos, afirma que o preparo emocional pode ser realizado durante o período de estudos. Além de intensificar o modo de aprendizado, este procedimento também diminui o nível de nervosismo do candidato no momento da prova.
"É recomendável aliar o preparo emocional ao intelectual. Isso ajudará o estudante a melhorar o seu próprio desempenho cognitivo, a concentração, a memória, a autodisciplina e o poder de organização nos estudos. Fora que também proporciona equilíbrio, tranquilidade e segurança para o candidato ser capaz de fazer uma excelente prova sem correr o risco de ser prejudicado pelo nervosismo, ansiedade, fadiga mental e insegurança", afirma o psicólogo, comentando que o alto nível de tensão que cerca o candidato ocorre devido ao processo como a mente do aluno enxerga a prova. Segundo Alexandre, o consciente do estudante percebe a realização do exame como um desafio. Com isso, o aluno que se preparou intensamente, por vezes termina gerando uma pressão ainda maior para si mesmo, envolvendo expectativas particulares e familiares.
Alexandre afirma que existem técnicas e métodos simples do aluno de trabalhar o seu fator psicológico e emocional sem prejudicar seu tempo de estudo. Atitudes como manter uma atividade física regular, utilizar técnica de respiração consciente controlada, organizar o tempo e local de estudo e garantir adequada do sono podem permitir que o candidato esteja preocupado somente com o conteúdo da prova.
"Caso o aluno tenha tempo, é possível se preparar adequadamente. Nos dias anteriores à prova e na véspera, é indicado que descanse o máximo possível, buscando se distrair até mesmo do que já estudou, para descansar a mente e ‘alimentar’ o seu emocional, diminuindo a carga de estresse e a ansiedade. Na véspera do exame é fundamental ter uma boa noite de sono."
De acordo com Alexandre Maia, não trabalhar a parte emocional pode trazer uma série de problemas. Durante o período de estudos, uma fraca estabilidade psicológica pode atrapalhar a concentração e a vontade de estudar, dificultando o aprendizado e deixando o candidato desmotivado. Fora isso, a insegurança quanto à aprovação pode aparecer, juntamente com as dúvidas quanto ao seu objetivo profissional.
No momento da prova o prejuízo de não estar bem emocionalmente pode ser maior, com o aparecimento de pânico, dificuldade de expressar ideias, fadiga mental, preocupação excessiva com o tempo restante de prova e o popular "branco", que nada mais é do que a dificuldade de raciocínio e resgate da memória.
A prova do Enem 2012 será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro. O Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que contém dados específicos sobre o candidato, deverá ser enviado para os participantes pelos Correios até outubro. O exame funciona como vestibular nacional, concedendo ingresso às principais universidades públicas do país através da classificação obtida no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . Os interessados ainda poderão garantir qualificação para faculdades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e garantir certificação do ensino médio. O Rio de Janeiro ocupou o terceiro lugar no ranking nacional, com 474.046 mil candidatos inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário