Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

ENEM

Enem registra recorde de inscritos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou mais um recorde de inscrições. Um total de 6.497.466 candidatos fizeram o cadastro no site do MEC. O total de participantes, no entanto, só será definido após o pagamento da taxa de R$35, que pode ocorrer até a próxima quarta, dia 20.
Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. Os pedidos de isenção deveriam ser feitos no momento da inscrição, também pela internet.
Em comparação com o ano passado, foram 275.769 inscrições a mais. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira, 15. O estado de São Paulo foi o que teve mais pré-inscritos: 1.068.517. Em seguida, vêm os estados de Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.
Sisu já recebe inscrições. Só na UFRJ, são 3.659 vagas
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas para os interessados em ingressar em diversas instituições públicas ensino superior em todo o país. O prazo segue até às 23h59 do próximo dia 22. A seleção visa ao preenchimento de vagas para o segundo período letivo de 2012, sendo aberta para os candidatos que fizeram o Enem do ano passado. O Sisu disponibilizará 30.548 oportunidades nas quais os concorrentes disputarão vagas nas 56 instituições que integram a prova do MEC ao seu vestibular.
Ao se inscrever o candidato deve informar o número de inscrição do Enem 2011 e sua senha já previamente registrada. Para o estado do Rio de Janeiro o Sisu ofertará 7.495 oportunidades, distribuídas em 11 instituições. A Universidade Federal do Rio de Janeiro possui a maior oferta, com 3.659 vagas.
Em seguida aparecem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 1.490 vagas; e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 1.157 vagas. As outras instituições disponíveis no sistema são o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense).
Também selecionam pelo Sisu, instituições vinculadas à Faetec. São elas: o Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi, o Instituto Superior de Educação Aldo Muylaert (Isepam), o Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Iserj), entre outros. Para efetuar a inscrição, que não inclui o pagamento de nenhuma taxa, o estudante deve ter obtido nota maior do que zero na redação.
Ao efetivar a inscrição no Sisu, o estudante deverá indicar, por ordem de prioridade, duas opções de graduação disponíveis. Durante todo o período de inscrições, o candidato poderá modificar a escolha realizada no sistema. Caso julgue conveniente, o concorrente terá acesso à alteração, sem limite de vezes, do curso pretendido e da universidade selecionada. Diariamente serão divulgados a nota de corte dos cursos. A classificação do Sisu será gerada a partir do peso que cada universidade concede às provas do Enem. O cálculo para a classificação do candidato seguirá esse critério.
Após a listagem inicial, realizada de acordo com o número de vagas do curso pretendido, serão efetuadas duas chamadas para os classificados. A cada chamada, os selecionados terão um prazo especificado pelo Sisu para efetuar a matrícula na instituição para o qual foi aprovado. Conforme houver desistências de candidatos, o Sisu realizará outras chamadas, visando preencher o número de vagas, sendo possível agraciar assim candidatos incluídos na lista de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário