Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ENEM - Dicas

DICAS PARA O ENEM
Psicólogo dá dicas para que os candidatos cheguem mais seguros para o exame
O período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano a cada semana fica mais curto. Os candidatos tem ainda cerca de quatro meses para se preparem até a realização da prova, marcada para 3 e 4 de novembro e que possibilita ingresso em diversas instituições de ensino superior. Porém, o que muitos dos 5,7 milhões de inscritos não sabem é que também é importante estar preparado psicologicamente. Grande parte dos estudantes que prestaram o Enem nas edições anteriores afirmam que um dos maiores desafios da prova é justamente o aspecto de maratona que o exame possui. Para se preparar adequadamente, o psicólogo Alexandre Maia, profissional especializado em preparo emocional para provas e concursos, afirma que o preparo emocional pode ser realizado durante o período de estudos. Além de intensificar o modo de aprendizado, este procedimento também diminui o nível de nervosismo do candidato no momento da prova.
"É recomendável aliar o preparo emocional ao intelectual. Isso ajudará o estudante a melhorar o seu próprio desempenho cognitivo, a concentração, a memória, a autodisciplina e o poder de organização nos estudos. Fora que também proporciona equilíbrio, tranquilidade e segurança para o candidato ser capaz de fazer uma excelente prova sem correr o risco de ser prejudicado pelo nervosismo, ansiedade, fadiga mental e insegurança", afirma o psicólogo, comentando que o alto nível de tensão que cerca o candidato ocorre devido ao processo como a mente do aluno enxerga a prova. Segundo Alexandre, o consciente do estudante percebe a realização do exame como um desafio. Com isso, o aluno que se preparou intensamente, por vezes termina gerando uma pressão ainda maior para si mesmo, envolvendo expectativas particulares e familiares.
Alexandre afirma que existem técnicas e métodos simples do aluno de trabalhar o seu fator psicológico e emocional sem prejudicar seu tempo de estudo. Atitudes como manter uma atividade física regular, utilizar técnica de respiração consciente controlada, organizar o tempo e local de estudo e garantir adequada do sono podem permitir que o candidato esteja preocupado somente com o conteúdo da prova.
"Caso o aluno tenha tempo, é possível se preparar adequadamente. Nos dias anteriores à prova e na véspera, é indicado que descanse o máximo possível, buscando se distrair até mesmo do que já estudou, para descansar a mente e ‘alimentar’ o seu emocional, diminuindo a carga de estresse e a ansiedade. Na véspera do exame é fundamental ter uma boa noite de sono."
De acordo com Alexandre Maia, não trabalhar a parte emocional pode trazer uma série de problemas. Durante o período de estudos, uma fraca estabilidade psicológica pode atrapalhar a concentração e a vontade de estudar, dificultando o aprendizado e deixando o candidato desmotivado. Fora isso, a insegurança quanto à aprovação pode aparecer, juntamente com as dúvidas quanto ao seu objetivo profissional.
No momento da prova o prejuízo de não estar bem emocionalmente pode ser maior, com o aparecimento de pânico, dificuldade de expressar ideias, fadiga mental, preocupação excessiva com o tempo restante de prova e o popular "branco", que nada mais é do que a dificuldade de raciocínio e resgate da memória.
A prova do Enem 2012 será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro. O Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que contém dados específicos sobre o candidato, deverá ser enviado para os participantes pelos Correios até outubro. O exame funciona como vestibular nacional, concedendo ingresso às principais universidades públicas do país através da classificação obtida no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . Os interessados ainda poderão garantir qualificação para faculdades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e garantir certificação do ensino médio. O Rio de Janeiro ocupou o terceiro lugar no ranking nacional, com 474.046 mil candidatos inscritos.

Estágio !!

Oportunidades de estágio ganha espaço reservado em shopping do Rio
Rio - Com objetivo de se destacar e atrair a atenção dos candidatos, muitas empresastem apostado em ações diferentes na hora de promover seus programas de estágio e trainee. É o que promete o Espaço Top Oportunidades, stand que promoverá vagas de grandes empresas em pleno shopping durante o período de férias.
O objetivo é falar com o universitário em um momento e local diferente, de maneira informal e aberta de forma que ele possa tirar suas dúvidas sobre a empresa, sua área de atuação e plano de carreira. A primeira edição do projeto reúne conceituados programas de recrutamento como o da TV Globo, Lojas Americanas, Oi, Chemtech, MRS Logística, Mills e Globosat. Há oportunidades para alunos de nível médio, técnico e superior. Além de se candidatar às vagas, os visitantes recebem gratuitamente cursos de qualificação profissional como Matemática Financeira, Fundamentos de Rede, Programação em Flash, Atitude Empreendedora, Elaboração de Currículo, Como se
Comportar em Entrevistas, entre outros. O Espaço Top Oportunidades funcionará de 21 de julho até o dia 5 de agosto no Botafogo Praia Shopping (1º piso), Zona Sul do Rio, das 10h às 22h. Mais informações

Interessante !

Audiovisual: segmento que cresce a cada dia no Rio
Estado é onde se paga melhor e Senai qualifica profissionais na área
POR PAULO SANTOS
Rio - O Rio de Janeiro é o centro da indústria criativa no País. No Estado estão as principais oportunidades de emprego e é onde o profissional, de áreas como televisão, música, cinema, publicidade e arquitetura é bem mais remunerado. De acordo com uma pesquisa da Firjan, com salário médio de R$ 3.014, a renda dos trabalhadores do Estado é 31% maior do que a média dos demais núcleos criativos. Seguido do Rio, está o estado de São Paulo, com remuneração média de R$ 2.775.
A atividade audiovisual é dividida em três partes: pré-produção (profissionais que trabalham com a elaboração de projetos, cenografia e iluminação); produção (diz respeito à elaboração bruta do produto, atores, cinegrafistas, iluminadores e eletricistas, profissionais de efeitos especiais, maquinistas e operadores de captação de áudio) e pós-produção (mobiliza os dubladores, editores de vídeo, designer de som, animadores digitais, desenhistas, entre outros). Mas boa parte dos profissionais da área não tem formação qualificada. Por conta disso, o Senai promove cursos como o de audiovisual e animação digital, onde o profissional já sai preparado para o mercado de trabalho.
"Você tem o diferencial do Senai, que junta a parte teórica com a prática. A gente conta com quatro grandes laboratórios, estúdio de som de primeira qualidade, laboratório de fotografia, laboratório de iluminação e laboratório de eletricista do audiovisual", diz o gerente do Senai Laranjeiras, Felipe Januzzi.